Descobriram uma partícula (o neutrino) que pode ser mais rápida que a luz.
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/particula-mais-veloz-que-a-luz-pode-ser-revolucao-na-fisica/n1597225450981.html
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Será???
30 de set. de 2011
29 de ago. de 2011
TRANSMISSÃO/PROPAGAÇÃO DE CALOR
A propagação de calor se dá pelo contato entre dois ou mais corpos, inicialmente com temperaturas diferentes, quando ocorre a transferência de energia de um corpo (o de maior temperatura) para o outro (o de menor temperatura).
Existem três processos de propagação de calor: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO e IRRADIAÇÃO.
CONDUÇÃO
É o processo de transmissão de calor através do qual a energia passa de partícula para partícula sem que elas sejam deslocadas.
CONVECÇÃO
É o movimento das massas de ar quente e frio
O líquido quente é menos denso e sobe e o líquido frio é mais denso e desce.
Como a panela está sendo aquecida no fundo, existe a troca de calor,
através das correntes de convecção.
IRRADIAÇÃO
É a propagação de energia através do espaço mesmo vazio. A irradiação térmica efetua-se por meio das ondas eletromagnéticas denominadas ondas calóricas ou calor radiante.
Quando a energia radiante incide na superfície de um corpo, ela é parcialmente absorvida, parcialmente refletida e parcialmente refratada.
A energia absorvida fica no corpo receptor sob forma de energia térmica.
A Terra recebe energia emitida pelo Sol, que passa pelo vácuo, aquecendo-a.
Os corpos podem ser definidos como:
CORPO OPACO é aquele em que a maior parte da energia é absorvida (corpo escuro);
As panelas com fundo preto absorvem maior quantidade de calor
CORPO TRANSPARENTE é aquele em que a maior parte da energia é refratada. Um corpo pode ser transparente para certos tipos de radiação e transparente para outros tipos;
O corpo humano é opaco para a luz visível e transparente para os raios X.
CORPO NEGRO é aquele capaz de absorver todas as radiações incidentes sobre ele. Na prática, não existe um corpo negro.
GARRAFA TÉRMICA
Recipiente que conserva a temperatura de líquidos frios ou quentes. É construída de maneira a evitar as trocas de calor entre o líquido e o meio externo.
Para impedir a CONDUÇÃO e a CONVECÇÃO, a ampola interna é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas entre as quais existe o vácuo, o qual não conduz o calor.
Para impedir a IRRADIAÇÃO, as faces de vidro são espelhadas.
A tampa, quando bem ajustada, isola a garrafa das correntes de convecção.
Fontes: Temas de Física 2
Bonjorno e \Clinton
Fundamentos da Física 2
Ramalho, Nicolau e Toledo
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25 de ago. de 2011
GALINHO DO TEMPO
Como funcionam os galinhos do tempo?
Por quê eles mudam de cor?
Os galinhos do tempo são feitos de plástico e revestidos com um sal de cobalto.
Por quê eles mudam de cor?
Os galinhos do tempo são feitos de plástico e revestidos com um sal de cobalto.
O cloreto de cobalto anidro (CoCl2) é azul e o cloreto de cobalto diidratado (CoCl2.2H2) é cor-de-rosa.
Em dias chuvosos, quando a umidade relativa do ar é maior, o sal, naturalmente, absorve moléculas de água da atmosfera, deixando o galinho rosa.
Em dias chuvosos, quando a umidade relativa do ar é maior, o sal, naturalmente, absorve moléculas de água da atmosfera, deixando o galinho rosa.
24 de ago. de 2011
TERMOQUÍMICA
A energia envolvida em transformações químicas é o principal “ingrediente” de investigações envolvendo causas de processos químicos e bioquímicos.
Essas reações químicas e bioquímicas podem liberar ou absorver energia do ambiente. Uma dessas energias é o calor.
O campo da química que estuda a liberação do calor associado às mudanças de estado físico e às reações químicas é a Termoquímica.
Quando o processo libera calor o processo é do tipo EXOTÉRMICO e nos transmite a sensação de aquecimento (combustão, por exemplo)
A combustão é um processo EXOTÉRMICO.
Quando o processo absorve calor o processo é do tipo ENDOTÉRMICO e nos transmite a sensação de frio (quando saímos do banho, por exemplo).
A fusão do gelo é um processo ENDOTÉRMICO
Fonte: Química, Realidade e Contexto - Volume Único - Lembo
21 de jul. de 2011
RAIOS, RELÂMPAGOS E TROVÕES
Sempre fui apaixonada por relâmpagos.
Apesar do perigo que eles representam, toda vez que surge um relâmpago, fico admirada com a beleza dos movimentos e dos desenhos que eles formam.
As nuvens, (tipo cúmulo-nimbo), das quais resultam as tempestades, apresentam-se, em geral, eletrizadas.
Entre essas nuvens, entre partes de uma mesma nuvem, ou ainda entre nuvem e solo, estabelecem-se os campos magnéticos.
A partir do momento que esses campos se tornam suficientemente intensos, o ar se ioniza e ocorre uma descarga elétrica.
Essa descarga elétrica é o RAIO.
O raio é formado por descargas elétricas em movimento ordenado, isto é, corrente elétrica.
Então, o raio é invisível.
E ai, como vemos a luz?
A luz que acompanha o raio (efeito luminoso das correntes nos meios gasosos) resulta da ionização do ar, e constituem o RELÂMPAGO.
E o TROVÃO é a onda sonora de grande amplitude produzida pela expansão do ar que sofreu elevado aquecimento do ar (efeito térmico das correntes).
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23 de jun. de 2011
POR QUE ÀS VEZES LEVAMOS CHOQUES QUANDO NOS ENCOSTAMOS NA PORTA DE NOSSO CARRO?
É culpa da energia estática.
O corpo humano deve estar muito eletrizado e acaba descarregando a energia acumulada no primeiro objeto condutor que estiver à frente.
O corpo humano fica carregado eletricamente, com o uso de calçados com sola de borracha, blusas de lã ou fios sintéticos, que, em atrito com o tecido do banco do carro, principalmente nos dias de inverno seco, adquirem acúmulo de cargas que são atraídas pelos elétrons livres dos objetos de metal, como maçanetas ou portas de carro.
Lembrando que partes do carro como volante e câmbio, são feitos de materiais maus condutores de carga elétricam o motorista descarregará seu excesso somente se tocar em um material bom condutor. Isso ocorre quando o passageiro toca na porta do carro, que é de metal (bom condutor de cargas elétricas).
A velocidade com que os elétrons passam do corpo da pessoa para a porta é muito grande e o corpo sente esse movimento; É a essa sensação que chamamos CHOQUE.
Então, ao sentir a sensação de choque, não se esqueça: não é o carro que dá choque no corpo e sim o corpo que dá choque no carro, pois é o corpo que descarrega carga elétrica no carro.
O vídeo mostra um exemplo de energia estática causado pelo atrito entre a blusa da mulher e o banco do carro.. explosao.
Para que a pessoa não sinta mais essa sensação de choque, pode colocar uma toalha no assento do veículo, diminuindo a eletrização por atrito entre a blusa de lã e o tecido do banco do carro.
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27 de mai. de 2011
VOCÊ SABIA?
Durante a chuva, uma camada de água de vários centímetros de altura pode ocupar uma pista.
Essa camada de água é um perigo para o motorista, porque as rodas podem perder o contato com a pista e passar a deslizar como se fossem esquis.
Isso é chamado aquaplanagem e ocorre quando o veículo apresenta velocidade acima de 50 Km/h.
Com velocidade superior a 80 Km/h, o carro começa a planar desgovernado.
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